Seis professores da Universidade do Porto foram recentemente eleitos para a prestigiosa Academia das Ciências de Lisboa, uma das instituições científicas mais antigas do país, que tem a missão de promover e incentivar a investigação científica desde a sua fundação em 1779. Entre os 26 novos membros, destaca-se a eleição do geógrafo Álvaro Domingues como Efetivo da 8.ª secção (Geografia e Ordenamento do Território) da Classe de Letras. Natural de Melgaço e doutorado pela Faculdade de Letras da U.Porto, Domingues é reconhecido por sua investigação e publicações importantes na área da geografia humana.
Outros eleitos incluem João Gama, Professor Emérito da U.Porto, que agora é Correspondente Nacional da 8.ª Secção (Ciências e Tecnologias da Informação) da Classe de Ciências, e Maria de Lurdes Correia Fernandes, que passa a ser Correspondente Nacional da 2.ª Secção (Filologia e Linguística) da Classe de Letras. Luís Amaral, Professor Associado da FLUP, foi nomeado Correspondente Nacional da 4.ª Secção (História).
Pedro Nuno Teixeira, ex-secretário de Estado do Ensino Superior, é agora Correspondente Nacional da 6.ª Secção (Economia e Finanças), e Isabel Pires de Lima, professora emérita e ex-ministra da Cultura, integra a 9.ª Secção (Comunicação e Artes). A seleção destes académicos representa um reconhecimento coletivo do seu impacto significativo nas respectivas áreas, reforçando a importância da excelência e do mérito na cultura e conhecimento português.
Origem: Universidade do Porto