O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou profunda tristeza pela trágica perda de vidas decorrente das enchentes que devastaram o estado do Texas, nos Estados Unidos. Em uma nota divulgada pelo seu porta-voz, Guterres destacou a presença de muitas crianças entre as vítimas das cheias que atingiram um acampamento de verão durante o último fim de semana.
De acordo com agências de notícias, mais de 80 pessoas perderam a vida, incluindo ao menos 27 meninas e funcionários do Acampamento Mystic, localizado no Condado de Kerr, que é amplamente frequentado por adolescentes nesta época do ano. As operações de busca foram retomadas nesta segunda-feira, marcando o quarto dia consecutivo de esforços, porém o clima continua a ser desafiador, com previsões de mais chuvas que podem resultar em novas enchentes nas próximas 24 a 48 horas.
As enchentes começaram na madrugada de sexta-feira, quando o rio Guadalupe subiu mais de oito metros em menos de uma hora. Guterres estendeu suas condolências às famílias das vítimas, solidarizando-se com todos os afetados, assim como com o povo do Texas e o governo dos Estados Unidos. A tragédia ressaltou a necessidade urgente de estratégias eficazes para enfrentar desastres naturais e proteger as comunidades vulneráveis.
Origem: Nações Unidas