Nos últimos dez anos, o Global Trust Fund cobriu, em média, 50% dos custos destinados a atividades de treinamento relacionadas ao comércio, voltadas para funcionários de governos de economias em desenvolvimento. As áreas abrangidas incluem serviços, agricultura e facilitação do comércio.
O embaixador do Reino Unido na OMC, Simon Manley, afirmou que o país está satisfeito em colaborar com o Global Trust Fund da OMC para garantir que o comércio de serviços — especialmente através da iniciativa Trade in Services for Development — ajude os países em desenvolvimento a aproveitar os benefícios desse setor para a criação de empregos e desenvolvimento econômico. Segundo ele, os serviços representam a área de crescimento mais rápido do comércio internacional, oferecendo um caminho chave para que essas nações se integrem melhor ao sistema multilateral de comércio.
A iniciativa Trade in Services for Development é um programa de trabalho Aid for Trade, desenvolvido em conjunto pela OMC e o Banco Mundial, com o objetivo de ajudar economias em desenvolvimento e países menos desenvolvidos a se beneficiarem mais plenamente das oportunidades de crescimento econômico e desenvolvimento resultantes do comércio de serviços.
A Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, expressou sua gratidão ao Reino Unido pelo suporte generoso às iniciativas da OMC para aumentar a capacidade de negociação e comércio das economias em desenvolvimento e dos países menos desenvolvidos. Esse apoio ajudará os funcionários governamentais a transformarem as oportunidades de mercado internacional, sustentadas pelas regras da OMC, em benefícios concretos para negócios e cidadãos em seus respectivos países.
Até o momento, o Reino Unido contribuiu com mais de 14 milhões de francos suíços (cerca de 13 milhões de libras esterlinas) para os diversos fundos fiduciários da OMC ao longo de mais de 20 anos.
Origem: WTO news