O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), em colaboração com a Dinamarca, iniciou um projeto significativo visando o retorno da educação presencial nas comunidades do sul da Ucrânia. Este programa se concentra na reabilitação de abrigos subterrâneos, transformando-os em locais seguros para a aprendizagem, um recurso vital em tempos de conflito.
A ação é parte do projeto “Restauração de Comunidades e Infraestrutura Social”, que tem como objetivo reabilitar prédios públicos essenciais, além de criar condições propícias para a regeneração das comunidades locais. Uma das iniciativas mais recentes foi a revitalização do Liceu de Inhulka, a única escola da aldeia situada na região de Mykolaiv.
Atualmente, a situação educacional na Ucrânia requer que os alunos frequentem apenas escolas que tenham um abrigo devidamente certificado pelo governo. Durante alarmes de ataque aéreo, estudantes e educadores são obrigados a se deslocar para esses abrigos subterrâneos. Na ausência de um abrigo apropriado, ou se este não estiver em condições adequadas, as instituições de ensino só conseguem operar remotamente, através do ensino online.
O engenheiro do Unops, Hryhorii Komisarov, que supervisionou as obras no Liceu de Inhulka, apontou que a educação no país tem enfrentado muitos obstáculos. Ele ressaltou que a construção de abrigos adequados é crucial para “ajudar futuras gerações a permanecer e crescer na Ucrânia”.
Entre dezembro de 2024 e setembro de 2025, o Unops avançou com obras de renovação nos abrigos da escola, transformando-os em ambientes de aprendizagem seguros e confortáveis. Graças a essas iniciativas, a escola agora possui dois abrigos equipados para acomodar até 250 pessoas, o que é suficiente para atender os 239 alunos matriculados.
Desde 2021, o Liceu de Inhulka tem recebido crianças de sua própria aldeia, bem como de comunidades vizinhas, enfrentando um aumento na demanda por ensino presencial. O diretor da escola, Vadym Kobylinskyi, destacou que, com as novas melhorias, os alunos podem continuar seu aprendizado em um “ambiente acolhedor, confortável, bem iluminado e quente”.
Origem: Nações Unidas






