Sete magistrados formadores de diversos países europeus, incluindo Itália, Grécia, Bulgária, República Checa, Polónia, Roménia e Bélgica, participaram de um intercâmbio no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em Portugal, entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025. O programa teve como objetivo promover o compartilhamento de metodologias e práticas de formação de magistrados entre os Estados-Membros da União Europeia.
Durante a semana de intercâmbio, os participantes se reuniram em sessões de trabalho onde foram discutidos temas relevantes, como o sistema de recrutamento e formação de magistrados em Portugal, além da estrutura do ensino a distância. A delegação europeia também visitou o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, localizado em Sintra, com um foco especial na Seção de Institucionalização da Violência Doméstica (SEIVD).
O intercâmbio é parte de um esforço contínuo para fortalecer a formação judicial, permitindo que formadores compartilhem experiências e adaptem melhores práticas em suas respectivas nações. A iniciativa também visa proporcionar a esses profissionais uma visão mais ampla sobre as ferramentas e programas de formação disponíveis em Portugal.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça