O professor Hélder Novais e Bastos, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi premiado com o Prémio Banco Carregosa/SRNOM 2025, em uma cerimônia realizada no dia 3 de outubro. Este prestigiado galardão, que é concedido em reconhecimento à excelência em pesquisa clínica, foi atribuído pelo Banco Carregosa em conjunto com a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
O destaque do prêmio foi o projeto “FIREGENS – Reclassificação de Doenças Pulmonares Intersticiais Fibróticas através de Estudos Ambientais e Genéticos”. Este estudo visa identificar as causas do surgimento da fibrose pulmonar, desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e propor estratégias que ajudem na reclassificação das doenças pulmonares fibróticas.
Além disso, a cerimônia também homenageou o professor Miguel Mascarenhas Saraiva, que recebeu o recém-criado Prémio Banco Carregosa de Mérito Científico Dra. Maria Cândida Rocha e Silva. O projeto dele, focado em algoritmos de inteligência artificial para o diagnóstico automático de estenoses biliares malignas usando colangioscopia digital, foi reconhecido com um valor de 20.000 euros.
Ambos os professores expressaram gratidão pelo reconhecimento, destacando a importância do trabalho em equipe e a colaboração com instituições como a ULS de São João e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S) no desenvolvimento de suas pesquisas. As iniciativas destes acadêmicos não apenas avançam o conhecimento científico, mas também prometem melhorias significativas na prática clínica e na saúde dos pacientes.
Origem: Universidade do Porto



