As instituições de ensino e pesquisa portuguesas alcançaram um marco significativo ao garantir 3,88 milhões de euros no concurso de 2025 das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) para Trocas de Pessoal, representando 3,97% do total de financiamento disponível. No total, 363 consórcios se inscreveram, com 81 propostas sendo selecionadas para financiamento.
Entre as propostas premiadas, destacam-se três coordenadas por instituições portuguesas: a Universidade Lusófona, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Coimbra. Além dessas, houve ainda 32 participações de instituições portuguesas em outras propostas vitoriosas, com estas não exercendo a coordenação.
As MSCA SE fazem parte do programa Horizonte Europa e visam promover a mobilidade de pesquisadores, técnicos e gestores de ciência ao longo de suas carreiras, facilitando colaborações internacionais. É necessário que os consórcios participantes incluam pelo menos três instituições de pelo menos três países diferentes. Estas ações têm como foco o desenvolvimento profissional dos pesquisadores, abrangendo diversas dimensões de mobilidade entre países, setores acadêmicos e não acadêmicos, e disciplinas.
A participação portuguesa nesse âmbito tem mostrado resultados encorajadores, totalizando 23,74 milhões de euros desde o início do Horizonte Europa. No concurso de 2025, a taxa de sucesso das instituições portuguesas que integraram consórcios foi de 25,49%, superior à média europeia de 24,43%.
Atualmente, está aberto até 16 de abril um novo concurso MSCA SE. Informações detalhadas sobre a próxima edição, que ocorrerá em 2026, estão disponíveis por meio da gravação de uma sessão informativa recente e slides apresentados durante o evento.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lidera os esforços de promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, organizando sessões informativas e workshops voltados para a elaboração de propostas. A FCT também representa Portugal no Comitê de Configuração das Ações Marie Skłodowska-Curie da União Europeia, reforçando o compromisso do país com o avanço da pesquisa e da formação de cientistas de alto nível.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia






