Em julho, o setor industrial português apresentou resultados positivos, com o Índice de Volume de Negócios registrando um crescimento homólogo nominal de 2,2%, superando o aumento de 0,2% observado em junho. Excluindo o agrupamento de Energia, o volume de negócios subiu ainda mais, alcançando 4,0%, comparado a 1,7% no mês anterior.
Os dados mostram também um desempenho distinto entre o mercado nacional e o mercado externo, com variações de 2,9% e 1,0%, respectivamente, em contraste com as variações de 3,0% e -4,4% do mês anterior. Enquanto isso, o emprego na indústria diminuiu 0,9%, acompanhando uma tendência de redução de -0,4% em junho. Por outro lado, as remunerações dos trabalhadores no setor cresceram 4,5%, embora essa taxa tenha diminuído em relação aos 5,6% de junho.
Esses números refletem um setor industrial que, apesar de desafios, demonstra resiliência e uma leve recuperação, principalmente no volume de negócios interno. A expectativa é que as trends recentes incentivem novas estratégias para manter esse crescimento e melhorar a situação do emprego na indústria.
Origem: Instituto Nacional de Estatística