O investigador José Luís Louzada, do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), destacou-se como coautor de um artigo publicado na mais recente edição da revista científica Science. O trabalho, intitulado “Pantropical tree rings show small effects of drought on stem growth”, é resultado de uma colaboração entre especialistas renomados nas áreas de dendrocronologia e dendroclimatologia.
A pesquisa utilizou uma vasta base de dados, considerada a maior já compilada sobre anéis de crescimento de árvores tropicais, com mais de 20.000 séries vindas de cerca de 500 localidades em 36 países, abrangendo desde as florestas húmidas da Amazônia até as florestas secas no sul da África e regiões montanhosas da Ásia. Os resultados revelaram que, em média, o crescimento dos caules das árvores tropicais diminuiu em 2,5% durante os anos de seca em comparação com anos de precipitação normal ou acima da média. Além disso, essa redução mostrou-se temporária, desaparecendo quase completamente no ano seguinte à seca.
Embora os resultados globais sejam encorajadores, os autores alertam que os impactos das secas são significativamente mais severos em certas regiões e que a situação pode piorar com as mudanças climáticas, colocando em risco a resiliência das árvores tropicais frente a secas cada vez mais frequentes e intensas. O artigo completo está disponível em https://doi.org/10.1126/science.adq6607.
Origem: UTAD