No próximo dia 30 de maio, às 17h30, o Auditório José Carlos Marques dos Santos, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), será palco da Última Aula de Paulo Pinho, Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos. Esta ocasião marca o final de uma notável carreira docente, na qual Pinho se destacou como um dos principais especialistas em mobilidade urbana em Portugal.
Na sua despedida, o professor abordará questões cruciais relacionadas ao planeamento e gestão do Porto e de sua Área Metropolitana, com ênfase na articulação entre dinâmicas territoriais e sistemas de transportes, além de discutir a crise da habitação e a qualidade do espaço urbano.
Paulo Pinho, que se formou em Engenharia Civil pela FEUP em 1978, começou sua trajetória acadêmica na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, passando por instituições como a Universidade de Aveiro e a Universidade de Strathclyde em Glasgow, onde obteve o doutorado. Retornou à FEUP em 1990 e lá permanecia até sua aposentadoria em 2022. Durante os seus 32 anos de serviço, ele recorda com orgulho o ambiente de debate e a cultura acadêmica que floresceu entre os docentes do seu departamento.
Responsável pela coordenação do Plano de Expansão do Metro do Porto, Pinho foi pioneiro em iniciativas que transformaram a mobilidade na região. Ele também liderou Planos Regionais de Ordenamento para Açores e Madeira, contribuindo significativamente para diversos Planos Diretores Municipais e para o Plano de Mobilidade e Transportes de Matosinhos. Fundador do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, coordenou essa instituição até 2022.
Recentemente, foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito pela Câmara Municipal do Porto e, em 2024, recebeu o título de Professor Emérito da U.Porto, um reconhecimento pelos seus serviços excepcionais à ciência e à sociedade. A entrada para a Última Aula é livre e acontecerá após uma intervenção do diretor da FEUP, Rui Calçada, culminando em um Porto de Honra no átrio da faculdade, em celebração à carreira de Paulo Pinho.
Origem: Universidade do Porto