À medida que as empresas aceleram a adoção da IA agêntica para impulsionar sua produtividade, novos desafios surgem em relação à complexidade das integrações em seus ecossistemas e à falta de controle sobre essas tecnologias. Nesse contexto, a Palo Alto Networks (NASDAQ: PANW), líder global em cibersegurança, apresentou a Cortex® AgentiX™, uma solução projetada para enfrentar tais desafios.
Desenvolvida como a nova geração do Cortex XSOAR®, a AgentiX se destaca como a plataforma mais segura do setor para criar, implementar e gerenciar agentes de IA, oferecendo às organizações os mecanismos de controle e segurança necessários para garantir um uso responsável e confiável da inteligência artificial.
O lançamento da AgentiX representa uma revolução na automação do SOC (Centro de Operações de Segurança), em um momento em que os adversários podem executar ataques até 100 vezes mais rápidos, graças à IA. Seus agentes pré-configurados são capazes de planejar, raciocinar e executar tarefas dinamicamente, imitando a tomada de decisões de um expert e proporcionando aos analistas de segurança uma vantagem competitiva crucial.
Em termos operacionais, a AgentiX permite reduzir em até 98% o tempo médio de resolução de incidentes (MTTR) e diminuí 75% o trabalho manual, liberando assim recursos para que as equipes se concentrem em projetos estratégicos de maior valor.
“Desplegar agentes autônomos sem um controle rigoroso é uma receita para o desastre. Por isso, desenvolvemos a AgentiX sobre nossa plataforma Cortex, oferecendo todo o poder da inteligência artificial agêntica com o nível de controle, rastreabilidade e gestão de permissões que toda empresa precisa”, afirma Gonen Fink, vice-presidente executivo de Produtos, Cortex, Palo Alto Networks. “Aplicado às equipes de segurança, isso não é apenas automatização; é o fim do trabalho manual repetitivo. Estamos liberando os especialistas para que transformem o SOC, em vez de se limitar a perseguir alertas.”
Diferentemente das abordagens isoladas que se concentram na automação de tarefas individuais do SOC, a AgentiX oferece autonomia completa dos fluxos de trabalho de ponta a ponta. É a única plataforma de inteligência artificial agêntica construída sobre uma década de liderança em automação de segurança e treinada com 1,2 bilhões de execuções reais de playbooks. Além disso, para garantir uma compatibilidade fluida com todas as ferramentas empresariais críticas, a AgentiX inclui mais de 1.000 integrações pré-configuradas e suporte nativo para o “Model Context Protocol” (MCP).
Com o Cortex AgentiX, as organizações podem:
-
Implantar os agentes de segurança mais experientes do setor: ultrapassar os playbooks rígidos com agentes pré-configurados que funcionam como uma extensão natural das operações.
- Agente de Inteligência sobre Ameaças: enriquece informações sobre ameaças para identificar casos relacionados.
- Agente de Investigação de E-mail: automatiza toda a resposta a ameaças de e-mail.
- Agente de Investigação de Endpoints: oferece análise rápida e coleta forense.
- Agente de Segurança de Rede: orquestra a resposta a ameaças e a gestão de rede.
-
Criar agentes personalizados sem necessidade de código: desenvolver rapidamente poderosos agentes de IA com um construtor GenAI intuitivo.
-
Orquestrar fluxos de trabalho complexos em toda a empresa: lançar agentes com reconhecimento de contexto a partir de qualquer produto Cortex.
-
Governar as ações autônomas com guardrails de nível empresarial: operar agentes de IA de forma segura, com controles de acesso baseados em papéis e rastreabilidade completa para garantir conformidade com rigorosos requisitos de segurança.


