A Delft University of Technology e a Universiteit Utrecht destacaram-se como campeãs do ICPC Europe Championship 2025 – EUC’2025, um evento que reuniu os melhores talentos da programação de 53 universidades de 28 países diferentes, realizado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Este campeonato, organizado pela U.Porto com o apoio do Município do Porto e da Faculdade de Ciências (FCUP), teve como objetivo selecionar as equipas que representarão a Europa nas Finais Mundiais do ICPC (International Collegiate Programming Contest) 2025, considerado o maior e mais tradicional concurso de programação universitária do mundo.
A competição não só foi uma plataforma para os melhores programadores europeus, mas também teve a participação da equipa portuguesa “TSP – Tiny Silly Problem”, composta por alunos da U.Porto: Félix Martins, do Mestrado em Inteligência Artificial (FEUP e FCUP), Marco Vilas Boas, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (FEUP), e Patrick Daniel, do Mestrado em Ciência de Computadores (FCUP). Apesar de sua estreia em um evento de tal magnitude, a equipa nacional alcançou o 49.º lugar na classificação geral.
O evento não apenas celebrou a inteligência e a habilidade em programação, mas também promoveu um intercâmbio cultural entre as universidades participantes, fortalecendo os laços acadêmicos e profissionais entre os países europeus envolvidos. A performance das equipas durante a competição serviu como motivação para novos estudantes e para o desenvolvimento da programação como área de estudo e atuação profissional em Portugal.
Origem: Universidade do Porto