Aumento de Retrasos e Inconvenientes nos Voos a Partir da Espanha em 2024
A temporada do ano, o dia da semana e até mesmo o horário do voo são fatores que influenciam a pontualidade das viagens aéreas. Nesse contexto, a empresa AirHelp divulgou um relatório sobre o estado dos voos com origem na Espanha durante 2024, revelando que mais de 1 milhão de voos e 145 milhões de passageiros partiram de aeroportos espanhóis. Este cenário culminou em um aumento da congestão no tráfego aéreo e um crescimento nas interrupções, com taxas superando 26% em atrasos e cancelamentos.
O início de 2025 não promete um panorama mais otimista, já que diversas greves em países europeus estão impactando negativamente a pontualidade dos aeroportos em toda a Europa. Para ajudar os passageiros a lidarem com possíveis contratempos, a AirHelp compartilhou várias dicas práticas. É fundamental considerar os períodos de alta demanda, uma vez que a congestão nos aeroportos aumenta durante essas datas, especialmente em julho, que foi o mês mais problemático em 2024, com 33% de voos afetados.
Especialistas concluem que as segundas-feiras são um dos dias mais desfavoráveis para voar, devido às altas taxas de cancelamentos, enquanto terças e quartas são considerados os melhores momentos para viajar, graças à menor demanda e, portanto, a um tráfego mais manejável nos aeroportos. Também é aconselhável escolher voos nas primeiras horas da manhã, uma vez que, ao longo do dia, o efeito cumulativo de atrasos tende a se agravar.
Outro aspecto importante é a escolha da companhia aérea. A pesquisa prévia pode fazer a diferença, visto que as companhias com boa reputação em pontualidade e atendimento ao cliente reduzem o risco de imprevistos. Nesse sentido, a AirHelp elabora anualmente um ranking de companhias aéreas, destacando em 2024 a Fly Play como a mais pontual para voos saindo da Espanha.
Além disso, recomenda-se optar por voos diretos, pois estes têm menos probabilidade de serem afetados por atrasos ou perda de conexão, reduzindo assim o risco de extravio de bagagem. Em 2024, mais de 600.000 pessoas na Espanha poderiam ter direito a compensação devido a atrasos que afetaram suas conexões.
Um dado alarmante é que 85% dos passageiros aéreos desconhecem seus direitos. A AirHelp se propôs a aumentar essa consciência por meio de um guia anual que detalha as condições que permitem aos viajantes requerer assistência ou indenizações. De acordo com essa orientação, em casos de atrasos superiores a três horas, os passageiros podem ter direito a compensação de até 600 euros, exceto em situações de condições climáticas adversas ou problemas relacionados ao pessoal do aeroporto, onde não há indenização, mas sim assistência básica durante as esperas.