OpenAI iniciou negociações para assegurar capacidade de centros de dados no Canadá como parte de seu projeto global “Stargate”, uma plataforma ambiciosa destinada a aumentar a infraestrutura de computação de IA em escala global. Chris Lehane, diretor global de assuntos públicos da companhia, confirmou que essa iniciativa está alinhada com a agenda de soberania digital do Canadá, que busca atrair investimentos estratégicos para fortalecer sua capacidade, talento e cadeia de suprimentos.
Segundo Lehane, a empresa está considerando três abordagens para o país: construção de infraestrutura própria, contratação de capacidade de operadores já existentes e parcerias com empresas locais que integrem computação e software, além de compromissos com programas públicos. O objetivo é que OpenAI se torne um “parceiro real, no local”, catalisando o ecossistema de IA no Canadá e promovendo mais investimento, empregos qualificados e iniciativas de IA soberana.
Exemplos na Europa
A proposta de OpenAI para o Canadá é comparável a iniciativas já em andamento na Noruega e na Alemanha este ano. Na Noruega, OpenAI está colaborando com a Nscale e a Aker para desenvolver 230 MW de capacidade de TI e 100.000 GPUs até 2026, utilizando energia renovável, enquanto na Alemanha, um projeto em parceria com a Microsoft e a SAP visa oferecer serviços ao setor público através da Delos Cloud, garantindo controle e residência de dados.
O Canadá poderia mesclar essas abordagens, implementando uma combinação de infraestrutura física e serviços soberanos, por meio de colaborações com entidades públicas e privadas.
Oportunidades no Canadá
Os principais mercados, como Toronto, Vancouver e Montreal, já possuem uma concentração significativa de centros de dados, com infraestrutura e acesso a energias renováveis. Análises recentes indicam que o Canadá está em um ciclo de expansão no setor, apoiado por uma demanda crescente por soberania em indústrias reguladas.
O ministro federal de IA, Evan Soloman, enfatizou a soberania digital como uma prioridade política, alinhando-se à visão da OpenAI de equilibrar soberania com parcerias internacionais.
Aguardar as Negociações
A OpenAI está explorando com o governo canadense um menu flexível de opções que inclui construção de campus, contratos de capacidade com operadores canadenses e joint ventures que garantam controle local sobre dados. Por outro lado, o Canadá busca garantias em relação à soberania dos dados, planejamento energético e benefícios locais, como geração de empregos e colaborações com universidades.
Se concretizada, a presença da OpenAI no Canadá poderia transformar o país em um centro de dados de alta relevância na América do Norte, estimulando ainda mais o crescimento do mercado de IA no hemisfério. As próximas etapas a serem observadas incluem o formato de operação, localização e impacto no ecossistema local.
