O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou sérias preocupações sobre o uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã, ocorrido neste sábado. Guterres qualificou a escalada de tensões como uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais, ressaltando o risco crescente de que o conflito atual possa descontrolar-se, resultando em consequências devastadoras para os civis e para a região.
Em sua declaração, emitida por meio de seu porta-voz, o chefe da ONU fez um apelo aos Estados-membros para que tomem medidas visando a redução das tensões e que cumpram as obrigações estabelecidas pela Carta da ONU e outros instrumentos de direito internacional. Ele enfatizou a necessidade urgente de evitar uma espiral de caos e reiterou que não existe uma solução militar para o conflito; a única saída viável é através da diplomacia.
Em contrapartida, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em uma rede social que forças militares americanas bombardearam três instalações nucleares no Irã, especificamente em Fordow, Natanz e Esfahan. Trump declarou que o ataque foi um sucesso e que todas as aeronaves envolvidas estavam fora do espaço aéreo iraniano no momento do ataque. Por sua parte, autoridades iranianas confirmaram o ataque, mas afirmaram que os complexos nucleares já haviam sido esvaziados. O presidente americano, ao final de sua mensagem, fez um apelo à paz, enquanto a situação na região continua a se deteriorar.
Origem: Nações Unidas