O subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, emitiu um alerta urgente em Istanbul, Turquia, sobre a crescente crise de fome nas regiões central e sul de Gaza. Ele afirmou que restam apenas algumas semanas para evitar que essa situação se agrave e se espalhe a áreas como Deir al-Balah e Khan Younis. A urgência se torna ainda mais evidente à medida que moradores deslocados na Cidade de Gaza enfrentam a difícil decisão de permanecer em abrigos superlotados ou tentar fugir da violência.
A Agência da Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa) reportou um aumento no número de pessoas forçadas a deixar suas casas, devido a ataques militares intensificados em áreas vulneráveis. Fletcher condenou as ordens recentes de deslocamento emitidas por Israel, que ocorreram em um contexto de fome confirmada e uma intensa ofensiva humana.
Descrevendo a situação como um cenário de morte e deslocamento, ele pediu ação imediata para garantir a passagem de ajuda humanitária e a proteção dos civis. Também destacou a necessidade de medidas da Corte Internacional de Justiça, focando na libertação de reféns e na busca por um cessar-fogo.
Além disso, dados do Ministério da Saúde de Gaza revelaram que a fome no norte está se espalhando, resultando na morte por inanição de 109 pessoas, entre elas 23 crianças. Em resposta à crise, a Organização Mundial da Saúde informou que recebeu um lote de cadeiras de rodas para atender ao crescente número de feridos na região. A situação continua crítica e exige atenção imediata da comunidade internacional.
Origem: Nações Unidas