Oikocredit Andalucía acaba de dar um passo significativo ao se unir à REAS Andalucía, a Rede de Economia Alternativa e Solidária. Essa parceria reforça o compromisso da organização com uma economia mais justa e sustentável, além de buscar aumentar a visibilidade das finanças éticas na comunidade andaluza. A intenção é estabelecer redes de apoio robustas entre as instituições que promovem a justiça social.
Manolo Sánchez-Matamoros Fontenla, presidente da Oikocredit Andalucía, enfatizou que essa adesão é um “passo natural” na trajetória da entidade em direção às finanças éticas. Ele destacou que a colaboração com instituições de objetivos semelhantes fortalece um modelo econômico que prioriza as pessoas e o planeta.
A REAS Andalucía tem como missão promover uma economia solidária que respeite o meio ambiente e o bem-estar coletivo, pautando suas atividades em princípios como equidade e cooperação, além da não lucratividade.
Com quase 50 anos de experiência, a Oikocredit é uma cooperativa internacional com sede na Holanda, especializada em microfinanças, agricultura sustentável e energias renováveis em países em desenvolvimento. Sua carteira financeira, avaliada em 1.045,2 milhões de euros, já beneficiou milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade na África, Ásia, América Latina e Caribe.
No ano passado, mais de 53 milhões de clientes que não tinham acesso a serviços financeiros puderam, graças aos microcréditos da Oikocredit, melhorar sua qualidade de vida, aumentar sua renda e ter acesso a seguros, contribuindo para o fortalecimento de comunidades mais resilientes.
A Oikocredit também avalia seu desempenho social com base na teoria da mudança e busca alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Na Espanha, a atuação da cooperativa é reforçada por parcerias em regiões como Catalunha, País Basco e, agora, na Andaluzia, contando também com o apoio de um grupo de voluntários em Madri que promove a sensibilização sobre as finanças éticas.