O Festival “Teoria das Cordas” retorna à Universidade do Porto este mês de janeiro, oferecendo uma série de concertos com entrada livre, tendo a guitarra como instrumento central. O início das festividades está marcado para o dia 23 de janeiro, no Salão Nobre da Reitoria, seguido por mais uma apresentação no dia 24, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes (FBAUP).
A abertura do evento será realizada por Beatriz Pinto, uma jovem guitarrista com um impressionante currículo, incluindo mais de 30 prémios em competições internacionais. O recital está programado para começar às 21h00 e apresentará um repertório que vai do Renascimento à contemporaneidade, incluindo composições de John Dowland e obras de contemporâneos como Leo Brouwer.
No dia seguinte, o programa “Sons dos Três Continentes” reúne o flautista Luís Meireles e o guitarrista Francisco Berény, ambos com experiências significativas no mundo da música. O concerto, às 16h00, trará uma fusão de estilos, com peças de compositores sul-americanos, europeus e indianos.
Os concertos do festival, que se estenderão até o final de janeiro, são gratuitos, porém a capacidade é limitada. A expectativa é alta devido à qualidade dos artistas envolvidos e à diversidade do repertório que será apresentado, refletindo um compromisso com a promoção da música clássica e contemporânea na comunidade acadêmica e para o público em geral.
Origem: Universidade do Porto






