O Ministério da Transformação Digital e da Função Pública do país está implementando uma robusta estrutura para liderar a digitalização e a inteligência artificial. Através da Secretaria de Estado de Digitalização e Inteligência Artificial (SEDIA), o ministério coordena políticas que vão desde a expansão de redes até o desenvolvimento de algoritmos sustentáveis e tecnologias quânticas, sempre com um foco na proteção dos direitos fundamentais.
A SEDIA tem como missão promover e regulamentar os serviços digitais e a economia digital. Suas atribuições incluem a interação com setores profissionais, industriais e acadêmicos, além de articular esforços entre diferentes ministérios e administrações públicas em temas relacionados à digitalização.
Dentre as várias ferramentas e plataformas digitais disponíveis, destaca-se o Portal de Ajuda, que oferece informações sobre subsídios voltados para a digitalização; um espaço de Participação Pública para que cidadãos e organizações possam contribuir na elaboração de normativas; e a Oficina do Dado, responsável pela governança e uso eficiente de dados na administração pública.
As áreas estratégicas de atuação do ministério visam promover uma transformação digital ética e responsável, alinhada com os interesses da sociedade e o respeito aos direitos dos cidadãos. O ministério está comprometido em garantir a soberania de dados e preparar o país para os desafios da próxima década, através de uma rede de portais e inovações tecnológicas.
Com esta iniciativa, o governo busca não apenas modernizar, mas também assegurar que a evolução tecnológica ocorra de forma a beneficiar a sociedade como um todo, reafirmando seu compromisso com uma digitalização responsável e inclusiva.