O Terminal Intermodal de Campanhã, localizado no Porto e projetado pelo arquiteto Nuno Brandão Costa, foi laureado com o BigMat International Architecture Award Grand Prize 2025. Esta premiação é uma das mais prestigiadas na Europa no campo da arquitetura, e o projeto de Brandão Costa destacou-se entre quase 700 concorrentes oriundos de sete países, incluindo Bélgica, Chéquia, França, Itália, Eslováquia, Portugal e Espanha.
O anúncio da vitória foi feito no dia 7 de novembro durante uma cerimônia na Universidade de Tecnologia de Varsóvia, na Polônia. O júri internacional, que avaliou os projetos, elogiou o Terminal Intermodal de Campanhã por sua “extraordinária clareza estrutural” e pela abordagem sustentável adotada, que consiste no uso racional dos seus elementos construtivos.
Desde a sua inauguração em 2022, o TIC tem recebido diversas homenagens, incluindo o Grande Prémio Enor de Arquitetura e o título de “Melhor Projeto Público” nos Prémios Construir. O design do terminal visa simplificar a complexidade do programa, organizando espaços de circulação e estacionamento de forma eficiente, enquanto os programas de apoio são distribuídos em um nível superior, integrando-se esteticamente com o Parque Natural circundante.
Além da concessão do prêmio ao TIC, também foi premiada a Casa da Birgit, em Maiorca, pelos arquitetos TEd’A arquitectes, e diversos outros projetos em toda a Europa foram destacados durante a cerimônia. Com essa nova distinção, o TIC se junta a uma lista de projetos notáveis que foram reconhecidos em edições anteriores do BigMat International Architecture Award.
Origem: Universidade do Porto





