No final do 4.º trimestre de 2024, o setor de telecomunicações em Portugal apresentou um crescimento significativo no número de subscritores de pacotes de serviços, totalizando 4,7 milhões, o que representa um aumento de 78 mil subscritores, ou seja, um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento é atribuído principalmente às ofertas 4/5P, que viram um crescimento de 178 mil novos clientes, correspondendo a um aumento de 6,9%.
As ofertas 4/5P continuam a dominar o mercado, com 2,8 milhões de subscritores, o que representa 58,3% do total. Em contraponto, as ofertas 3P experimentaram a maior queda desde 2015, com um decréscimo de 5,9%, gerando apenas 1,6 milhões de subscritores.
No âmbito do segmento residencial, que representou 86,8% do total de subscritores, os pacotes 4/5P foram os mais populares, com 60,9% deste segmento. Já no segmento não residencial, as ofertas 2P destacaram-se com uma participação de 23%, bem superior ao segmento residencial, que ficou com 6,3%.
Uma análise mais detalhada do mercado revela que, ao fim do 4T2024, aproximadamente 85,5% dos acessos fixos foram vendidos em pacotes. Este percentual diverge conforme o tipo de serviço: 83,6% nos acessos do serviço telefônico fixo, 96,3% no acesso à Internet e 98,2% na distribuição de sinais de TV por subscrição. No entanto, as ofertas em pacote nos acessos móveis apresentaram uma proporção menor, com 36,9%.
As receitas provenientes de pacotes aumentaram 6,6% em relação ao ano anterior, totalizando cerca de 2.245 milhões de euros, o que corresponde a 54,9% de todas as receitas de telecomunicações. As ofertas 4/5P representaram 68,7% desse total. A receita média mensal por subscritor de pacotes foi de 39,74 euros, registrando um aumento de 4,4%.
Em termos de participação de mercado, no final do 4T2024, o operador MEO detinha a maior quota de subscritores, com 41,7%, seguido pelo Grupo NOS (34,9%) e Vodafone (20,6%). Comparativamente ao ano anterior, tanto a MEO quanto a Vodafone registraram aumentos em suas quotas, enquanto o Grupo NOS viu uma leve diminuição. A MEO também se destacou em todas as categorias de ofertas, liderando em quotas tanto de subscritores quanto de receitas em serviços em pacote.
Origem: Portal Consumidor Anacom