Uma reunião recente, presidida pela Austrália, China e Equador, coordenadores do Diálogo sobre Poluição por Plásticos (DPP), resultou na elaboração de um rascunho de declaração ministerial que destaca o progresso alcançado desde o lançamento da iniciativa. Os coordenadores ressaltaram que o documento fundamenta-se em declarações ministeriais anteriores e delineia ações coletivas para o período pós-MC14, além de identificar caminhos para avançar nas discussões contidas em cinco documentos técnicos.
Esses documentos abordam uma variedade de temas, incluindo um resumo analítico de abordagens estatísticas para estimar fluxos comerciais de plásticos incorporados, embalagens e produtos de uso único. Também foram discutidas as considerações sobre a adoção de medidas comerciais relacionadas ao plástico, diversas abordagens de regulamentação de produtos plásticos descartáveis, serviços e tecnologias para gestão de resíduos, bem como alternativas não plásticas e serviços associados a produtos de uso único.
Os coordenadores informaram sobre as atualizações nos resultados técnicos, que foram revisados desde a reunião pré-plenária de outubro, para incorporar o feedback de membros e partes interessadas, mantendo sua natureza factual e não prescritiva. Os membros apoiaram o rascunho da declaração ministerial e os documentos técnicos revisados, oferecendo sugestões e demonstrando interesse em um engajamento contínuo.
Os coordenadores agradeceram a participação ativa dos membros e seu espírito colaborativo, convidando-os a enviar comentários por escrito até 28 de novembro de 2025. Também indicaram a possibilidade de uma nova reunião em dezembro para continuar as discussões sobre a declaração ministerial. Desde sua criação em novembro de 2020 por um grupo de membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), o DPP conta atualmente com 83 co-patrocinadores, representando quase 90% do comércio global de plásticos.
Origem: WTO news






