Foram anunciados os novos diretores nacionais das parcerias entre instituições de ensino superior portuguesas e universidades dos Estados Unidos, reforçando a colaboração entre os dois países. As parcerias, que incluem o MIT (Massachusetts Institute of Technology), a UT Austin e a Carnegie Mellon University, foram recentemente renovadas pelo Governo para o período até 2030.
No programa MIT Portugal, os novos líderes são João Pedro Barreto, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e Alexandre Ferreira da Silva, da Universidade do Minho. A UT Austin Portugal será coordenada por Rute André, da Universidade de Aveiro, e Rui Oliveira, da Universidade do Minho. Já o programa CMU Portugal passa a ter à frente Inês Lynce, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e João Magalhães, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. A coordenação geral da missão ficará a cargo de José Manuel Mendonça, Presidente emérito do INESC TEC e Professor emérito da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Essas iniciativas visam fortalecer a internacionalização das instituições científicas e de ensino superior em Portugal, promovendo a realização de projetos inovadores e a mobilidade de estudantes, professores, investigadores e empreendedores. As parcerias possibilitam a criação de novas redes temáticas de conhecimento e a colaboração com os atores internacionais das universidades parceiras em áreas de investigação, formação e empreendedorismo, tendo como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para enfrentar desafios complexos com alto impacto a nível global.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia





