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Navegando pelos Principais Recursos para o Consumidor

por Notícias Portugal
03/06/2025
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No primeiro trimestre de 2025, a ANACOM registrou um aumento significativo nas reclamações relacionadas aos serviços de comunicações, com aproximadamente 27,1 mil reclamações, marcando um acréscimo de 8% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento foi impulsionado especialmente pelas reclamações sobre comunicações eletrônicas, que subiram 13%, totalizando 17,8 mil reclamações, em parte devido à entrada da DIGI no mercado no final de 2024, que contabilizou 1,1 mil reclamações.

Em contraste, as queixas sobre serviços postais apresentaram uma ligeira queda de 1%, com 9,3 mil reclamações registradas, representando 34% do total. Notou-se também uma redução considerável em comparação com o último trimestre de 2024, uma época tradicionalmente marcada pelo aumento de reclamações devido às festividades de fim de ano.

O livro de reclamações eletrônico foi o canal mais utilizado, respondendo por 61% das queixas, um aumento de 14% em relação ao ano passado. O livro físico caiu para 36%, enquanto o atendimento da ANACOM respondeu por 3% das reclamações, significativamente influenciado pelas queixas contra a DIGI.

Lisboa e Setúbal destacaram-se como os distritos com a maior taxa de reclamações em comunicações eletrônicas, enquanto Lisboa também liderou em reclamações postais. No que diz respeito aos prestadores, a VODAFONE foi o mais reclamado, com 33% do total, seguida pela NOS, que, embora tenha tido uma queda de 8% nas reclamações, apresentou a maior taxa de reclamação por cliente. A MEO, embora tenha visto um aumento de 14%, teve a menor taxa de reclamação.

As principais reclamações concentraram-se em problemas de tempo de reparação e falhas no acesso à internet, particularmente relacionadas à VODAFONE e à NOS. No setor postal, o CTT foi o maior reclamante, mas com uma leve diminuição em suas queixas. A principal queixa continuou sendo a falta de tentativa de entrega no domicílio, refletindo um padrão de insatisfação dos consumidores.

Origem: Portal Consumidor Anacom

Tags: ConsumidorNavegandoparapelosPrincipaisRecursos
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