A Mota-Engil anunciou recentemente que pretende assinar até o final deste ano o contrato para a concessão do túnel que conectará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. A empresa venceu o leilão realizado na última sexta-feira, 5 de setembro, através de sua subsidiária Mota-Engil Latam Portugal, S.A. Esta informação foi divulgada em um comunicado oficial à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O projeto, que representa o primeiro túnel submerso do Brasil e a obra de infraestrutura mais significativa do governo de Lula da Silva, terá um investimento estimado em 8 bilhões de reais, aproximadamente 1,255 bilhões de euros. Deste total, 5,8 bilhões de reais serão financiados por aportes públicos de igual valor entre o governo de São Paulo e o governo federal, enquanto o restante ficará a cargo da empresa concessionária. A concessão terá uma duração de 30 anos.
Com uma extensão de 1,5 quilômetro, sendo 870 metros submersos, o túnel irá facilitar a ligação entre o porto de Santos e a cidade turística de Guarujá. A nova estrutura proporcionará uma travessia que poderá ser feita em apenas cinco minutos, em comparação com a atual uma hora pela estrada ou 18 minutos de ferry, sem contar o tempo perdido em filas. Além de faixas para veículos, o túnel também contará com espaço para ciclistas e pedestres, demonstrando um investimento na mobilidade urbana e na redução do tempo de deslocamento na região.
Ler a história completa em Idealista Portugal