A Mercadona inaugurou seu segundo bloco logístico em Portugal, localizado em Almeirim, Santarém, em uma área de 440.000 metros quadrados, o que corresponde a 60 campos de futebol. Com um investimento de 290 milhões de euros, o novo espaço abriga um armazém de frio de 49.000 m², um de secos de 50.000 m², além de escritórios e uma oficina, tornando-se o maior armazém da empresa na Península Ibérica. Este bloco logístico fornecerá suporte às 63 lojas que a Mercadona já possui no país.
A construção contou com a colaboração de mais de 700 empresas nacionais e reflete a estratégia de expansão da Mercadona em Portugal, que já havia inaugurado um primeiro bloco logístico na Póvoa de Varzim em 2019, com um investimento de 60 milhões de euros. O projeto inicial foi ampliado em janeiro de 2022, aumentando a capacidade logística com a adição de um novo armazém e um investimento subsequente de 25,5 milhões de euros. Com um total de 1.000 funcionários na área logística, a empresa destaca seu compromisso com a eficiência energética e a sustentabilidade.
O novo bloco em Almeirim foi projetado com uma infraestrutura que inclui 8.700 painéis solares, gerando 25% de sua energia a partir de fontes renováveis. Além disso, a instalação adota medidas de gestão hídrica, como um sistema de reutilização que economiza 90 mil litros de água por dia. O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, elogiou o investimento da Mercadona, ressaltando a importância de iniciativas que modernizam a economia nacional e fomentam o crescimento regional.
Ler a história completa em Idealista Portugal