A Faculdade de Letras da Universidade do Porto realizará no dia 16 de outubro, uma quinta-feira, a sua tradicional Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo, um dos eventos mais significativos do calendário acadêmico. Este ano, a lição de sapiência será proferida pelo renomado filósofo alemão Markus Gabriel, que abordará o tema “Porque precisamos, afinal, de uma ética da inteligência artificial?”.
Markus Gabriel é professor catedrático na Universidade de Bona e dirige o Centro Internacional de Filosofia, além do Centro de Ciência e Pensamento. Ele é um dos principais representantes do “Novo realismo”, uma corrente filosófica que visa apresentar uma visão sistemática da realidade e do papel dos seres humanos como agentes racionais e éticos.
Considerado uma autoridade na filosofia contemporânea europeia, Gabriel é autor de obras influentes como “Por que o mundo não existe” e “O sentido da existência”, onde conecta a filosofia com questões pertinentes da ciência, política e cultura.
A cerimônia também servirá para homenagear os membros aposentados da faculdade, professores que concluíram suas provas de agregação e aqueles que obtiveram o grau de Doutor no último ano letivo. A entrada é livre e o evento terá início às 17h00 no Anfiteatro Nobre da FLUP.
Origem: Universidade do Porto






