A Professora Catedrática Maria da Conceição Rangel, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), irá realizar sua “Última Lição” no dia 29 de janeiro, às 10h30, marcando o fim de uma carreira de 47 anos que se dedicou ao ensino e à formação de diversas gerações de alunos. Com o título “Elemento Pessoa ou Pessoa Elemento”, a sessão buscará destacar as interações humanas e a abrangência do conhecimento que moldaram a trajetória profissional da docente.
O evento contará com a presença do diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, do diretor do departamento de Química, Luís Gales, do professor aposentado e amigo de longa data, Alexandre Quintanilha, além do reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira. A atividade ocorrerá no Salão Nobre do ICBAS e a entrada será gratuita, mediante inscrição prévia.
Maria da Conceição Rangel é graduada em Química pela Faculdade de Ciências da U.Porto, onde começou sua jornada acadêmica em 1973. Entrou para o ICBAS como monitora em 1978, desenvolvendo ao longo dos anos um intenso trabalho voltado não apenas para a docência, mas também para a pesquisa, focando principalmente em Bioinorgânica e a importância dos íons metálicos nos organismos vivos. Nos últimos anos, sua pesquisa envolveu o desenvolvimento de quelantes de ferro, abordando temas como a infecção por deprivação de ferro e o tratamento de sobrecarga desse metal.
Além de sua atuação acadêmica, Rangel ocupou diversos cargos de administração dentro da instituição e da universidade, incluindo a co-direção da Licenciatura e Mestrado em Bioengenharia, bem como funções no Conselho Científico e no Senado da U.Porto. Nos três últimos anos, teve a responsabilidade de dirigir o Departamento de Química do ICBAS.
Origem: Universidade do Porto






