Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) participou na 5.ª reunião presencial do comité diretivo do projeto AQUAFISH0.0, que ocorreu em Cádis, Espanha. Representando o IPMA, estiveram presentes Cláudia Afonso, Carlos Cardoso e João Araújo, que participaram no balanço do progresso do projeto, financiado pelo Interreg Espaço Atlântico 2021-2027.
O AQUAFISH0.0 é um projeto inovador que visa desenvolver soluções e estratégias que aumentem a aceitação dos consumidores em relação a alimentos marinhos sustentáveis. Entre as atividades destacadas pelo IPMA, estão a formulação e otimização de produtos alimentares de origem marinha, incluindo nachos do mar enriquecidos com alga Gracilaria gracilis e molhos à base de peixe, com o objetivo de explorar recursos subutilizados na aquacultura e na pesca.
Além disso, o IPMA está a modelar os riscos e benefícios do consumo de peixe, principalmente de espécies menos conhecidas como a cavala, utilizando ferramentas matemáticas para fornecer recomendações de consumo fundamentadas. O projeto ainda abrange a criação de modelos produtivos sustentáveis para o desenvolvimento de novos produtos alimentares, focando em ouriços-do-mar em sistemas de aquacultura com recirculação, além da valorização de algas marinhas.
Uma vertente importante do projeto é a sensibilização do público sobre a importância da pesca sustentável, especialmente junto das novas gerações. Nesse sentido, o IPMA está a trabalhar com escolas e promove atividades educativas para alunos do 1.º ciclo, ensinando-os sobre a preservação dos recursos marinhos.
Durante a reunião, foi exibido um vídeo educativo sobre a preparação dos nachos do mar, destinado ao público em geral, e que reforça o intuito de promover alternativas alimentares inovadoras e funcionais.
Origem: Instituto Português do Mar e da Atmosfera





