A N2AM – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC) divulgou as conclusões do seu estudo anual, que aponta para um forte crescimento do setor de fundos de investimento imobiliário em Portugal. Na sua segunda edição, o estudo revela um aumento significativo de 19% no número de veículos ativos e 21% no valor gerido em relação ao ano anterior. Em abril, foram contabilizados 321 fundos ativos, gerindo um total de 17.852 milhões de euros, demonstrando um sólido potencial de crescimento no mercado.
Desde 2022, o mercado nacional tem apresentado uma trajetória ascendente, superando padrões estabelecidos em anos anteriores. O estudo destaca que em 2024, o crescimento continuou com um aumento de 16% no número de fundos, alcançando um total de 311. Nuno Marques, cofundador e administrador da N2AM, ressalta que a recuperação do setor após a crise financeira e a pandemia é notável, e a expectativa para 2025 é de um ambiente ainda mais favorável para investimentos, especialmente em habitação.
Embora o setor demonstre grande dinamismo, a composição das carteiras imobiliárias ainda é majoritariamente composta por imóveis concluídos, com uma parcela pequena destinada à habitação. O estudo aponta que 76% do património gerido é composto por imóveis de rendimento já finalizados, enquanto apenas 6% correspondem a habitação. Contudo, o aumento no investimento em projetos de construção e desenvolvimento imobiliário, que cresceu 46% em 2023, evidencia uma tendência de diversificação das carteiras no futuro.
Ler a história completa em Idealista Portugal