Nos últimos anos, a inovação tecnológica na sinalização rodoviária tem dado passos significativos, resultado de colaborações entre universidades e empresas. Um exemplo notável é o trabalho de Manuel Joaquim Marques, professor do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no INESC TEC. Desde 2017, ele tem atuado no desenvolvimento de dispositivos óticos em parceria com a empresa DMS, que já são utilizados em autoestradas na Europa e até no Dubai.
O foco deste projeto é a criação de guias de luz que otimizam a visibilidade e reduzem o reflexo solar em condições adversas, atendendo às novas normas europeias de desempenho ótico, eficiência energética e segurança. As normas exigem que os painéis informativos sejam não apenas funcionais, mas também energeticamente eficientes, o que levou a DMS a buscar a colaboração do INESC TEC para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
A complexidade do trabalho envolve desde simulações de refração e reflexão da luz LED até a criação de moldes plásticos que suportam os LEDs. Marques explica que, para obter um desempenho ideal, é crucial ajustar o ângulo de emissão da luz, já que os LEDs tendem a emitir luz em um ângulo amplo. O desafio foi conceber um elemento que minimizasse a reflexão solar e maximizasse a concentração de luz.
O projeto evoluiu de simulações individuais para um verdadeiro trabalho colaborativo, onde reuniões e testes tornaram-se parte da rotina da equipe. Com cada desafio encontrado, a necessidade de adaptar o design inicial se tornou evidente, levando a soluções criativas e práticas que contribuíram não só para o sucesso do projeto, mas também para a industrialização dos produtos.
Atualmente, existem milhões desses pequenos elementos plásticos, cujos desenhos foram originados no trabalho de Marques, presentes em painéis de sinalização ao redor do mundo. Essa inovação não apenas fortalece a posição da DMS no mercado global, mas também sublinha o papel fundamental da FCUP e do INESC TEC na criação de soluções tecnológicas para o setor rodoviário, impactando positivamente a sociedade. A pré-produção de novos modelos para futuros testes já está em andamento, prometendo mais avanços nesta área crucial para a segurança nas estradas.
Origem: Universidade do Porto