IBM Anuncia Avanços em IA e Produtividade Durante a TechXchange 2025
Na última edição da TechXchange 2025, a IBM revelou uma série de inovações destinadas a transformar a aplicação de inteligência artificial (IA) em ambientes de negócios. Com o objetivo de ir além dos projetos piloto, a empresa apresentou ferramentas que prometem otimizar a produtividade em todos os aspectos do ciclo de vida tecnológico, desde o desenvolvimento até as operações.
Dinesh Nirmal, vice-presidente sênior de Produtos na IBM Software, destacou que “a produtividade em IA é a nova velocidade do negócio”, enfatizando a importância dessas inovações para melhorar a eficiência dos desenvolvedores e a gestão da infraestrutura.
Entre os principais anúncios, o destaque foi o watsonx Orchestrate, uma plataforma que integra mais de 500 ferramentas e agentes personalizáveis, permitindo que os clientes implementem e gerenciem agentes em larga escala de forma portátil. A nova camada AgentOps oferece recursos de monitoramento em tempo real e governança para todo o ciclo de vida dos agentes, garantindo que cada etapa seja supervisionada e regulamentada.
Além disso, a IBM apresentou o Project infragraph, um plano de controle inteligente que visa eliminar silos de informação em ambientes híbridos e multi-cloud, proporcionando uma visão unificada da infraestrutura e postura de segurança em tempo quase real. Por sua vez, o Project Bob, uma prévia técnica de um novo IDE com IA, promete revolucionar o ciclo de vida de desenvolvimento, orquestrando complexas tarefas de codificação, teste e segurança.
Nirmal também anunciou uma nova parceria com a Anthropic, com a intenção de integrar modelos de IA nos produtos da IBM, oferecendo flexibilidade e opções para as empresas no uso de IA sem estar atadas a um único fornecedor.
Esses anúncios demonstram a intenção da IBM de operativizar a IA com três pilares fundamentais: agentes controláveis, unificação de dados operacionais e uma produtividade alinhada às necessidades do negócio, fatores que são essenciais para a adoção eficaz da automatização em setores regulados.
À medida que essas inovações forem implementadas, espera-se que empresas de diversos setores aproveitem as ferramentas da IBM para não apenas aumentar a eficiência, mas também garantir segurança e compliance em seus processos tecnológicos.
