O Santander foi anunciado como o primeiro banco europeu na lista das empresas “mais admiradas do mundo”, segundo o ranking anual da revista Fortune. Este levantamento, publicado desde 1997, é fruto de uma rigorosa pesquisa realizada pela Fortune em parceria com a consultoria Korn Ferry, contando com a participação de cerca de 3.000 executivos, conselheiros e analistas de diversas indústrias.
O banco espanhol se destacou, principalmente, no quesito inovação, qualidade de gestão e responsabilidade social. Esses elementos, junto à sua solidez financeira, competitividade global e uso eficaz de seus ativos corporativos, foram considerados fundamentais pelos entrevistados. Além disso, aspectos como a gestão de pessoas e o foco em investimentos a longo prazo contribuíram para que o Santander consolidasse sua reputação no setor dos megabancos.
Com uma base que abrange 178 milhões de clientes, o Santander opera a partir de um modelo que integra cinco negócios globais: Banco de Varejo e Comercial, Banco Digital ao Consumidor, Banco Corporativo e de Investimento (CIB), Gestão de Patrimônio e Seguros, e Pagamentos (PagoNxt e Cartões). Essa estrutura permite que o banco aproveite sua combinação única de escala global e liderança local, otimizando assim sua presença nos diversos mercados em que atua.
Para a elaboração da lista de empresas mais admiradas, a Fortune solicita que os participantes classificem as dez melhores empresas de seu setor com base em nove critérios, que incluem desde o valor para o investidor e a qualidade da gestão, até a responsabilidade social e a capacidade de atrair talentos. Neste ano, um total de 685 empresas de mais de 51 setores foram incluídas na lista final, refletindo a diversidade e competitividade do panorama empresarial global.






