A professora Hercília Guimarães, renomada especialista em pediatria, foi agraciada com o Prémio Carreira 2025, durante o 25.º Congresso Nacional de Pediatria, realizado no último dia 31 de outubro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Este reconhecimento destaca o seu significativo impacto na prática clínica, no ensino e na investigação pediátrica, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Hercília, que se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 1976, continuou sua trajetória acadêmica com um Doutoramento em 1993 e uma Agregação em 1999. Além de obter o título de pediatra em 1989, ela também se especializou em Neonatologia em 1993, consolidando sua carreira na área.
A professora lecionou na FMUP de 1993 até 2020, atuando como diretora do Departamento de Pediatria entre 2012 e 2016 e como diretora do Serviço de Neonatologia da ULS São João de 1996 a 2020. Seus vários papéis administrativos incluem a presidência da Sociedade Portuguesa de Neonatologia e da Union of European Neonatal and Perinatal Societies, onde também representou Portugal.
Além de sua atividade docente e administrativa, Hercília foi instrumental na criação da Associação Portuguesa de Pais para a Prematuridade, conhecida como XXS, e tem várias obras publicadas, incluindo livros destinados ao público infantil. Seu legado se estende através de diversos projetos científicos, reconhecimentos e contribuições significativas para a área da pediatria e neonatologia.
Origem: Universidade do Porto





