O ministro da Economia e Coesão Territorial anunciou, nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025, que o Governo está preparado para liberar 50% do custo das obras de reabilitação das casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios assim que o valor total das intervenções for definido. Durante uma reunião com autarcas de cerca de 20 concelhos na região Centro, o ministro destacou a importância de uma avaliação rápida e precisa para que as famílias possam iniciar imediatamente as obras de reconstrução.
Manuel Castro Almeida enfatizou a necessidade de agilidade no processo, especialmente para atender os agricultores que enfrentam dificuldades com a alimentação dos animais e a recuperação de fábricas e equipamentos municipais. “Não dá para esperar muito tempo”, afirmou, sublinhando que a rapidez é essencial dada a gravidade das circunstâncias. O governante também mencionou que as autarquias devem enviar os pedidos na próxima semana para que os afetados comecem a receber os auxílios financeiros rapidamente.
Após as reuniões em Sernancelhe e Trancoso, o ministro se sentiu mais preparado para levar as demandas dos autarcas ao Conselho de Ministros extraordinário em Viseu. Ele afirmou que há uma correspondência entre o que o Governo planeja e as necessidades expressas pelos autarcas durante as reuniões. Castro Almeida reconheceu as dificuldades de quantificar o número de pedidos na região Centro, uma vez que os incêndios ainda estão em curso na região.
Ler a história completa em Idealista Portugal