Após oito meses de atividade, o programa “Um emprego, um futuro após a DANA” obteve resultados positivos, apoiando 60 pessoas afetadas pela catástrofe na Comunidade Valenciana. Iniciativa fruto da colaboração entre a Fundação Integra e o Banco Santander, conseguiu que 40 dos participantes conseguissem um emprego, permitindo-lhes recuperar a estabilidade em suas vidas.
Com financiamento do Banco Santander e execução a cargo da Fundação Integra, o programa concentrou-se em oferecer acompanhamento, orientação profissional, formação e intermédiações. O esforço envolveu mais de 40 entidades sociais e 30 empresas regionais, voltado para ajudar indivíduos em situação de exclusão severa. Entre os beneficiados, encontram-se mulheres vítimas de violência, pessoas em situação de rua, ex-reclusos e famílias vulneráveis.
O impacto do programa foi significativo, não apenas em termos de inserção no mercado de trabalho, mas também na autoestima e no desenvolvimento pessoal dos participantes. A Fundação Integra destacou que “o emprego é muito mais do que um contrato: é a oportunidade de recuperar o controle de suas vidas, de voltar a se sentir capazes e de projetar um futuro possível”.
Durante a implementação do programa, foram realizados itinerários de orientação que resultaram em 40 contratações em setores como limpeza, armazém, hotelaria e administração. Além disso, foi desenvolvido um programa de formação de 30 horas, que incluiu oficinas sobre elaboração de currículos, preparação para entrevistas e desenvolvimento de competências, todas ministradas por 24 voluntários corporativos de 14 empresas, incluindo profissionais do Santander.
Tanto o Banco Santander quanto a Fundação Integra reafirmaram seu compromisso com a integração laboral e a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis, evidenciando a importância do trabalho conjunto entre empresas, entidades sociais e voluntários. Essa aliança também se destaca pela participação no programa “De Mulher a Mulher”, que oferece apoio a mulheres vítimas de violência em seu caminho rumo à independência pessoal e à reintegração no mercado de trabalho.
Desde sua fundação em 2001, a Fundação Integra tem trabalhado incansavelmente para facilitar o acesso ao emprego para pessoas em exclusão social e com deficiência, gerando mais de 26.500 oportunidades laborais ao longo dos anos. Seu foco está no empoderamento dos indivíduos e na ajuda às empresas para integrarem esses coletivos em suas equipes, contribuindo assim para a coesão social e o desenvolvimento comunitário.






