Francisco Cruz, subdiretor e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente eleito para um mandato de três anos como chairman da Comissão Científica da International Continence Society (ICS). Em sua declaração, Cruz expressou orgulho pela escolha, mencionando ser o primeiro português a assumir essa posição, um reconhecimento pelo seu trabalho e experiência na área.
Com um histórico abrangente, Cruz foi membro da Comissão Científica da Associação Europeia de Urologia entre 2004 e 2012, e chairman da European Society for Functional Urology de 2015 a 2023. Desde 2023, ocupava a função de Clinical Representative da ICS. Agora, ele terá a responsabilidade de definir os temas fundamentais a serem discutidos nas reuniões anuais, envolvendo especialistas como urologistas e ginecologistas, para aprofundar o conhecimento sobre incontinência.
Entre seus objetivos, Cruz destaca a importância de manter alta qualidade científica nas reuniões, selecionar palestrantes de renome e estabelecer boas relações com outras sociedades que tratam questões de continência. Ele acredita que a colaboração entre instituições pode facilitar estudos multicêntricos em áreas que necessitam de mais pesquisa.
Além disso, Cruz menciona que uma das prioridades em sua nova função será promover políticas de saúde que abordem a continência urinária, enfatizando a necessidade de prevenção e tratamento ágil para reduzir os custos associados às doenças. Ele também pretende incluir a continência fecal nas discussões, uma questão que frequentemente recebe menos atenção.
A International Continence Society, composta por mais de três mil profissionais, tem como missão melhorar a qualidade de vida de pacientes com problemas urinários, intestinais e pélvicos, através de educação e pesquisa.
Origem: Universidade do Porto