Duas estudantes do mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Clara Konrad e Júlia Trancho, foram selecionadas para receber bolsas de investigação do Impact Center for Climate Change (ICCC) da Fidelidade. Essas bolsas, no valor de 870 euros mensais, visam apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para as alterações climáticas em Portugal.
As estudantes fazem parte de um grupo de cinco premiadas e utilizarão o apoio para a realização de projetos que focam na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A iniciativa representa o início de um programa que procura promover uma abordagem multidisciplinar, promovendo a pesquisa em áreas como saúde, agricultura e comunicação social.
Clara Konrad está investigando o papel da prolina na resistência térmica da Arabidopsis thaliana, enquanto Júlia Trancho analisa a comunicação celular durante a reprodução das plantas em condições de stress térmico, impactando a produção de sementes. Ambas as pesquisas contribuem significativamente para entender as reações das plantas frente às mudanças climáticas.
O coordenador do ICCC, Rui Esteves, comentou que as bolsas representam um avanço na integração entre ciência e sociedade, destacando a importância de transformar conhecimento científico em soluções aplicáveis para o setor segurador e a sociedade em geral. A atribuição dessas bolsas é vista como um passo crucial para gerar conhecimento científico que aumente a resiliência da sociedade aos desafios ambientais atuais.
Origem: Universidade do Porto






