FCC Construção recebeu recentemente o selo “Calculo, Reduzco y Compenso” do Registro de Pegada de Carbono, Compensação e Projetos de Absorção de CO₂ do MITERD, referente às suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o exercício de 2023. Essa conquista é um reflexo da redução no índice de emissões de GEE nos últimos três anos, mesmo com o aumento da produção da empresa, que tem investido na compensação de suas emissões.
Este reconhecimento permite à FCC Construcción renovar sua inscrição no Registro pela décima primeira vez, continuando uma iniciativa que começou em 2012. A obtenção do selo faz parte das Estratégias de Mudança Climática e Sustentabilidade da empresa, publicadas em 2023, que estabelecem metas ambiciosas com vistas à neutralidade climática até 2050 e reafirmam seu compromisso em ser uma referência em sustentabilidade no setor da construção.
Embora o selo reflita as emissões de GEE da Espanha em 2023, o processo de cálculo, verificação e certificação da Pegada de Carbono da FCC se estende a 100% de suas operações e abrange, pelo quarto ano consecutivo, o total das emissões em 22 países. As informações detalhadas podem ser consultadas no seu Relatório de Emissões 2023.
O cálculo e verificação da Pegada de Carbono da FCC Construção seguem a Norma ISO 14064-1:2018, um dos padrões mais rigorosos para quantificação de emissões de GEE. Este método proporciona maior transparência e credibilidade à pegada de carbono, permitindo à empresa direcionar seus esforços de forma mais eficaz na redução das emissões e medir os resultados alcançados.
Adicionalmente, a FCC Construção manteve sua aposta na compensação de uma parcela de suas emissões, especialmente aquelas relacionadas ao consumo de água. Essa iniciativa, que começou em 2022, continuará nos próximos anos, com a intenção de compensar as emissões que não puderem ser reduzidas por outras medidas adotadas, contribuindo assim para alcançar a neutralidade climática em suas operações.
Origem: FCC