A Universidade do Porto sediou, entre os dias 22 e 24 de outubro, o “Workshop on Pedagogical Innovation: Best Practices Exchange”, evento promovido pela European University Alliance for Global Health (EUGLOH). O workshop, que ocorreu no Edifício Abel Salazar, fez parte da programação da EUGLOH Annual Summit 2025, reunindo docentes e investigadores das nove universidades parceiras da aliança. O principal objetivo foi compartilhar e desenvolver boas práticas de inovação pedagógica no ensino superior europeu.
Sob a coordenação do grupo de trabalho da EUGLOH voltado para o Ensino e Aprendizagem Internacionais, o encontro surgiu da necessidade de unir educadores reconhecidos por suas práticas inovadoras em suas comunidades acadêmicas. Durante o evento, os participantes participaram de formações em comunicação científica, criaram materiais audiovisuais para disseminar experiências pedagógicas e colaboraram na documentação de práticas inspiradoras, que servirão como referência para a rede EUGLOH.
O destaque da programação ocorreu no dia 23 de outubro, com uma sessão pública dirigida por Pedro Graça, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da U.Porto. Durante esta sessão, foram apresentadas oito práticas inovadoras selecionadas por um comitê de avaliação, resultantes de uma convocatória interna. As propostas vieram de docentes de seis universidades da rede, evidenciando a diversidade e a criatividade na abordagem pedagógica.
O workshop não foi apenas um espaço de formação, mas também um momento de reflexão sobre os desafios e oportunidades que a inovação pedagógica apresenta para as universidades na Europa. O evento discutiu a importância da transformação digital na educação, ressaltando que a verdadeira inovação vai além do uso de novas tecnologias. O foco deve estar na integração de princípios como inclusão, democracia e formação de pensadores críticos.
As instituições da Aliança EUGLOH estão empenhadas em promover ecossistemas de aprendizagem transnacional, mesclando inovação tecnológica com um compromisso ético, preparando os estudantes para enfrentar os desafios globais à luz de uma cidadania europeia compartilhada. Para identificar práticas pedagógicas inovadoras, foram definidos cinco critérios consensuais entre as universidades, considerando a relevância, impacto social, resultados obtidos, sustentabilidade e viabilidade a longo prazo.
O workshop também resultou na criação de materiais de comunicação, incluindo vídeos e depoimentos de docentes, e na elaboração de um white paper que sistematiza as principais conclusões e recomendações para o futuro da inovação pedagógica na rede EUGLOH. Esses recursos estarão disponíveis no site da Aliança e visam fortalecer o compromisso da EUGLOH com a qualidade, inclusão e inovação no ensino superior europeu.
Origem: Universidade do Porto






