No último dia 16 de janeiro, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) sediou o “SIMUniversity Portugal”, a fase nacional da competição de simulação clínica que reuniu equipes de diversas universidades do país. Este evento destacou-se pela participação de seis instituições de ensino, evidenciando a ênfase na multidisciplinaridade no ensino da saúde.
Nesta edição, a FMUP, que já se destaca como campeã das edições anteriores, formou uma equipe diversificada em colaboração com a Escola de Enfermagem da U.Porto (ESEP). A equipe é constituída por estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, refletindo o compromisso contínuo das instituições em promover uma formação integrada e inclusiva para futuros profissionais da saúde.
Sob a liderança de Pedro Cavaleiro, a nova equipe apresenta-se otimista e preparada. Entre os integrantes estão Mafalda Rodrigues e João Mesquita, do Mestrado Integrado em Medicina, e Leonardo Pereira e Joana Alves, da Enfermagem. Eles estão determinados a manter o nível de excelência que caracterizou a FMUP nas competições anteriores.
Além da equipe anfitriã, o evento contou com a participação de representantes da Escola de Medicina da Universidade do Minho, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, da NOVA Medical School, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve.
Os desafios da competição começaram com cenários de simulação clínica, com as duas melhores equipes avançando para a fase final, onde um novo cenário seria apresentado para determinar o grande vencedor. O evento aconteceu no moderno Centro Pluridisciplinar de Simulação da FMUP (SIMFMUP) e contou com a presença de Altamiro da Costa Pereira e Miguel Padilha, diretores das Faculdades de Medicina e da Escola de Enfermagem da U. Porto, respectivamente, destacando a importância desse tipo de iniciativa para o futuro da formação na área da saúde.
Origem: Universidade do Porto





