Está patente, entre os dias 5 a 21 de setembro, a exposição “Douro – When East meets West” na Sala de Exposições da Biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A mostra apresenta criações de Milla Chang, uma pintora portuguesa de origem taiwanesa, que utiliza tintas-da-china sobre papel de arroz delicado.
Com mais de duas décadas de experiência artística, Milla desenvolveu uma obra única que une a estética oriental às paisagens do Douro. Formada em Ciências Médicas da Nutrição, ela optou por seguir sua paixão pela arte, explorando pintura, design de joalharia e Ikebana, a arte floral japonesa. A caligrafia tradicional chinesa também deixou uma forte marca em seu estilo, que se destaca pela delicadeza e expressividade.
A conexão de Milla com a região duriense é profunda; ela reside no local e se inspira nas vinhas centenárias e nos socalcos da paisagem, que considera “verdadeiras sobreviventes ao tempo e às intempéries”. A artista decora suas obras com essas referências, combinando técnicas orientais e sensibilidades ocidentais, oferecendo uma interpretação poética e sensorial do Douro.
No dia 15 de setembro, às 11h30, ocorrerá um evento especial na Sala de Exposição, com a presença do Reitor da UTAD, Professor Emídio Gomes, da própria artista e do curador Jorge Matos. Este evento tem como objetivo promover um espaço de contemplação e diálogo entre as culturas oriental e ocidental, além de valorizar o rico patrimônio cultural da região.
Origem: UTAD