Digital Realty amplia su presencia en África con un nuevo centro de datos en Nigeria
O gigante mundial em colocation, Digital Realty, inaugurou recentemente um novo centro de dados na Nigéria, reforçando a sua estratégia de expansão no continente africano como um importante eixo de interconexão digital. Com o lançamento do LKK2, a empresa investe em uma infraestrutura moderna que promete impulsionar a transformação digital na região.
O novo centro de dados, localizado em Lekki, uma área em rápido crescimento tecnológico em Lagos, possui capacidade de quase 2 MW em tecnologia da informação e abrange aproximadamente 1.205 metros quadrados de salas técnicas. Este lançamento representa um passo significativo na criação de um ecossistema de infraestrutura digital robusto na Nigéria.
Além de integrar-se às operações já existentes da Digital Realty no país, o LKK2 se conectará diretamente ao LKK1, que serve como ponto de ancoragem para o ambicioso projeto de conectividade 2Africa, uma iniciativa desenvolvida pela Meta e seus parceiros para circundar todo o continente africano com cabos submarinos. O novo centro também estabelecerá conexões com os data centers LOS1 e LOS2, aumentando a capacidade de interconexão para clientes locais e internacionais.
“Ike Nnamani, diretor geral da Digital Realty na Nigéria, afirma que ‘LKK2 é um marco importante em nosso caminho para apoiar a transformação digital na África. Nosso investimento em território nigeriano reforça nosso compromisso de entregar interconectividade global sem fricções e uma infraestrutura preparada para o futuro’”, destacou.
Desde sua entrada no mercado nigeriano em 2021, após a aquisição da Medallion Data Centers, a Digital Realty tem promovido um plano de expansão ambicioso, adotando uma nova identidade para as suas instalações e aumentando gradativamente sua presença no país. Atualmente, a empresa já opera quatro data centers, incluindo os mencionados LKK1 e LKK2, os quais se configuram como peças-chave na infraestrutura digital nigeriana.
Lagos, que agora se destaca como o polo da indústria de data centers na África Ocidental, atrai inúmeros investimentos por seu enorme potencial de mercado interno, conexões internacionais e uma população jovem cada vez mais digital. Com empresas como Equinix, WIOCC e Airtel já ativas na região, a competitividade do mercado só tende a aumentar.
Com a abertura do LKK2, a Digital Realty fortalece sua estratégia de criar plataformas globais de interconexão em mercados emergentes, respondendo à crescente demanda por serviços em nuvem e conectividade em regiões em desenvolvimento. Assim, Lagos consolida-se como um hub essencial para conectar a África com o resto do mundo.