Inaugurado em 2025, o Azores Parkette se consolidou como um espaço simbólico e de união para a comunidade portuguesa em Toronto, especialmente para os açorianos e seus descendentes. Localizado na interseção da Dundas Street West com a Beaconsfield Avenue, no bairro Little Portugal, este parque é o primeiro espaço público dedicado à rica herança açoriana na cidade. A sua criação foi um esforço coletivo para celebrar a contribuição dos imigrantes açorianos ao Canadá, promovendo um local de lazer que também resgata e valoriza suas tradições.
O Azores Parkette se destaca por seus elementos simbólicos e artísticos. As hortênsias, flores típicas dos Açores, embelezam o espaço e reforçam a conexão com a cultura insular. Duas obras da artista açoriana Andreia Sousa trazem ainda mais significado ao parque. A reinterpretação da pintura “Os Emigrantes” de Domingos Rebelo retrata a jornada dos açorianos para o Canadá, enquanto uma instalação que simboliza a adaptação dos imigrantes reflete a fusão de suas origens com a nova realidade canadense.
Durante a inauguração, que ocorreu em 17 de maio de 2025, Matthew Correia, conselheiro da Diáspora Açoriana, enfatizou a importância do dia para a comunidade. A presença de autoridades e membros da diáspora destacou o simbolismo do parque como “um marco importante para a memorialização da diáspora açoriana no Canadá”. Com planos de futuros projetos artísticos e promoção do parque como atração cultural e econômica, o Azores Parkette promete se tornar um vital ponto de encontro e celebração da cultura luso-canadiana em Toronto.
Ler a história completa em Idealista Portugal