A Cidade do México se destacou na Feira Internacional de Turismo (FITUR) 2025
A Cidade do México fez uma forte impressão na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que ocorreu de 22 a 26 de janeiro de 2025, no recinto ferial de IFEMA, em Madrid. Em celebração ao 700º aniversário de sua fundação, a capital mexicana apresentou uma fusão única de tradição e inovação, destacando sua rica oferta cultural e turística para o mercado espanhol.
A delegação da Cidade do México, liderada por Alejandra Frausto, Secretaria de Turismo, e Carlos Martín Velázquez, Diretor Geral do FONDO MIXTO DE CDMX, promoveu uma série de reuniões com profissionais influentes do setor turístico, além de interagir com meios de comunicação de renome nacional e internacional. O evento foi marcado por um ambiente vibrante que refletiu o espírito “chilango”, onde a delegação não só compartilhou a riqueza de suas atrações turísticas, como também um pedacinho do coração de sua cultura. Através de atividades icônicas, como a luta livre, um futebol de mesa celebrando o papel da cidade como sede da próxima Copa do Mundo, e uma festa repleta de tacos e mezcal, a delegação chamou a atenção de operadores e líderes de opinião espanhóis.
Durante a apresentação, a Cidade do México enfatizou seu papel como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol 2026, além de destacar um calendário anual de eventos culturais e a chegada da Guia Michelin em 2024, que posiciona a metrópole como um destino gastronômico de alto padrão.
A cidade se reafirma como um ponto de referência no turismo mundial, atraindo viajantes em busca de imersão na cultura mexicana, exploração de sítios pré-hispânicos e vivência de mercados vibrantes, além de sua renomada gastronomia, que varia de restaurantes com estrelas Michelin a eventos como a Fórmula 1 e uma extensa agenda de concertos.
Entre as ações destacadas durante o evento está um evento de promoção gastronômica intitulado “Precopeo Chilango”, a assinatura de acordos institucionais com a Secretaria de Turismo de Guerrero e a Câmara Nacional do Transporte de Passageiros e Turismo do México, além de um Memorando de Entendimento com a Direção de Turismo de Bogotá, visando fortalecer a colaboração entre as duas cidades. A Copa do Mundo de Futebol 2026 foi apresentada junto aos estados de Nuevo León e Jalisco, e também foi anunciado o papel do México como país convidado para a FITUR 2026.
Através de visitas culturais a instituições como o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía e o Museu Nacional do Prado, a Cidade do México busca intensificar os laços culturais com a Espanha, deixando uma marca vibrante e cheia de sabor em todos os presentes na FITUR 2025.