O consórcio North End Connectors, do qual a FCC detém uma participação de 33,3%, assegurou financiamento junto à Infrastructure Ontario (IO) e Metrolinx para a construção do túnel de avanço da ampliação da Yonge North Subway Extension, em Ontário, Canadá. Este contrato de design, construção e financiamento é avaliado em 1,4 bilhões de dólares, com 477 milhões destinados à FCC.
Integrado pela FCC Canadá, Aecon e Ghella, o consórcio ficará responsável pelo projeto, que inclui a construção de um túnel de aproximadamente 6,3 quilômetros, assim como a extensão do corredor ferroviário existente na seção norte, além da construção de poços de lançamento e extração, e das estações de saída de emergência. O escopo do trabalho também abrange o fornecimento de tuneladoras e a instalação de revestimentos para os túneis, entre outras atividades auxiliares. As obras estão previstas para começar no quarto trimestre de 2026 e devem ser concluídas em 2030, após a fase de desenvolvimento do design.
O projeto ampliará o serviço da linha 1 da TTC em cerca de 8 quilômetros, estendendo-se da atual estação Finch, em Toronto, até a região de York, passando por Markham, Vaughan e Richmond Hill.
Com 125 anos de experiência, o Grupo FCC atua em 25 países e é um líder na execução de infraestruturas de transporte, além de se destacar na construção residencial e não residencial. A FCC Construção é atualmente a quarta maior empresa de construção na Espanha em volume de contratos e está entre as 30 principais do mundo, segundo a revista ENR (Engineering News-Record). Presente no Canadá há mais de 25 anos, a FCC Canadá já realizou importantes projetos, como a construção e manutenção da rodovia Fredericton-Moncton e a ampliação do metrô de Toronto, concluída em 2019.
Para mais informações sobre o projeto, é possível consultar os sites da Infrastructure Ontario e Metrolinx.
Origem: FCC