A Conservatória de Registos de Odemira reabriu hoje seu atendimento presencial após um período de encerramento que se iniciou em abril, devido à insegurança das instalações. Com a realização de obras no Palácio de Justiça, a população pode agora acessar novamente todos os serviços de registro, que incluem nascimento, casamento, óbito e outros.
O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), Jorge Rodrigues da Ponte, elogiou o esforço da equipe e afirmou que a instituição adoptou todas as medidas necessárias para garantir um ambiente seguro e digno. “A resiliência dos trabalhadores foi fundamental para manter a continuidade dos serviços durante o encerramento”, destacou.
As obras realizadas incluíram melhorias na infraestrutura elétrica e de rede, além de um novo layout que otimiza o atendimento ao público. Paralelamente, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) está conduzindo uma reabilitação externa do edifício, com foco na reformulação do sistema de águas pluviais.
Em 2026, está previsto um projeto de renovação funcional que abrangerá todas as áreas do Palácio de Justiça usadas pelos serviços de registo, com um investimento estimado de 440 mil euros. O atendimento agora acontece no rés-do-chão do Palácio de Justiça de Odemira, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, trazendo alívio à população que depende desses serviços essenciais.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça