O Conselho Geral da Universidade do Porto deu início ao novo mandato com sua primeira reunião, ocorrida em 4 de julho, na Reitoria da instituição. Este encontro marcou o começo formal dos trabalhos do órgão de governo para o quadriénio 2025-2029.
Os 12 representantes dos docentes e investigadores, juntamente com o representante do pessoal não docente e não investigador, já estão em funções, após serem eleitos em 18 de junho. Os quatro representantes dos estudantes, eleitos em maio, também participaram da reunião.
Entretanto, Altamiro Costa Pereira, docente da FMUP e eleito pela Lista C, decidiu não tomar posse. Em seu lugar, Amândio Rocha Sousa, o próximo mais votado da mesma lista, irá integrar o Conselho Geral. Agora, os membros têm a tarefa de definir a lista de seis personalidades externas para cooptar, entre as quais será eleito o presidente do órgão.
Durante este período transitório até a posse de todos os 23 membros, os integrantes já eleitos escolheram Fernando Silva, representante dos docentes da Lista E, como presidente interino. O Conselho Geral assume um papel fundamental, sendo responsável pela eleição do Reitor e pela aprovação das diretrizes gerais da Universidade nos âmbitos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.
Origem: Universidade do Porto