O Conselho Europeu de Investigação (ERC) anunciou hoje, 4 de setembro, os projetos selecionados na edição de 2025 do concurso ERC Starting Grant, que tem como objetivo financiar iniciativas científicas lideradas por investigadores em início de carreira. Este ano, foram escolhidos 478 projetos, totalizando um investimento de 761 milhões de euros. Dentre eles, seis projetos foram desenvolvidos por investigadores em Portugal, que juntos captaram cerca de 9,6 milhões de euros.
Com essa seleção, o financiamento obtido porinvestigadores de instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em concursos do ERC desde o início do programa Horizonte Europa atinge aproximadamente 127 milhões de euros. Os projetos selecionados, com dois representantes em cada domínio científico do ERC, envolvem áreas diversas e inovadoras.
Os seis investigadores premiados incluem Joana Pestana Lages, do ISCTE, cujo projeto “Housing as a Tool for Freedom: A Future Away from Incarceration” recebeu 1,5 milhões de euros. Outros premiados são Joaquim Alves da Silva, da Fundação Champalimaud, com o projeto DisSeCT; João Ribeiro, do Instituto de Telecomunicações, com LESYNCH; Paula Nabais, da NOVA FCT, com SCARLET; Rúben Pereira, do I3S, com FibroRevert; e Vanessa Coelho-Santos, da Universidade de Coimbra, que obteve 2,1 milhões de euros para seu projeto AngioArchitects.
Vale destacar que dois dos vencedores deste ano, Rúben Pereira e Vanessa Coelho-Santos, contaram com o apoio do programa ERC-PT Pre-Assessment na fase de preparação de suas candidaturas. Joana Pestana Lages também recebeu suporte na fase de entrevista de uma edição anterior.
Para o próximo ano, o programa ERC-PT Pre-Assessment já está em andamento, com um aumento de 77% no número de candidaturas enviadas por investigadores nacionais em comparação ao ano passado. Ao longo de setembro, estes candidatos terão acesso a relatórios e poderão participar de reuniões com avaliadores do ERC-PT, fortalecendo suas propostas para futuras edições.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) continua a implementar programas inovadores que abrangem todos os ciclos de participação nos concursos do ERC, desde a preparação até a permanência de investigadores em carreiras tanto no exterior quanto em Portugal, reafirmando seu compromisso com a pesquisa e inovação em nível nacional.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia