O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução histórica, proposta pelos Estados Unidos, que visa a criação de uma Força Internacional de Estabilização em Gaza. A Resolução 2803 recebeu 13 votos a favor, sem votos contrários, mas contou com duas abstenções, da China e da Rússia, que expressaram preocupações em relação ao texto durante a explanação dos votos.
Segundo os Estados Unidos, esta nova força tem como objetivo dar início a uma segunda fase no processo de paz para o conflito em Gaza, que desde 7 de outubro de 2023 é marcado por intensos combates entre o Hamas e as forças israelenses. O plano delineado não só prevê o desarmamento do Hamas e uma retirada adicional das Forças de Defesa de Israel (IDF), mas também a mobilização das Forças de Segurança de Israel e a formação de um governo tecnocrático interino sob a supervisão de um novo Conselho de Paz, que pela primeira vez terá a participação ativa da comunidade internacional.
A proposta inclui a deploymente de 20.000 soldados para garantir a estabilidade na região até o final do próximo ano. A resolução elaborou ainda uma primeira fase que conseguiu estabelecer um cessar-fogo precário, o que resultou na libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos, além de um aumento significativo na ajuda humanitária à Gaza.
O embaixador dos EUA, Michael G. Waltz, abordou a importância da resolução durante a reunião do Conselho, destacando que a criação da Força Internacional de Estabilização é um passo crucial para alcançar uma paz duradoura e evitar novos conflitos. A situação em Gaza permanece delicada, e a comunidade internacional observa atentamente como as medidas propostas serão implementadas nas próximas semanas.
Origem: Nações Unidas





